“Qualidade é a consistente conformidade com as expectativas dos consumidores”.
A Gestão da Qualidade pode ser compreendida como um conjunto de ações estratégicas organizadas, bem como, atividades voltadas para a otimização de recursos e eliminação de perdas, com objetivo precípuo de atendimento às necessidades e desejos de seus clientes, proporcionando-lhes um alto grau de satisfação.
Há, ainda, a definição de Gestão da Qualidade documentada no Manual do Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ do presente Tribunal, segundo a qual, a Gestão da Qualidade engloba todas as atividades da função gerencial que determinam a Política da Qualidade, os objetivos e as responsabilidades, implementando-as através de planejamento, controle, garantia e melhoria do desempenho dentro da referida gestão.
São atividades da Divisão de Qualidade - DQUA:
Prestar consultoria em gestão de processos de trabalho;
Assessorar na elaboração, implantação e acompanhamento de projetos de racionalização de métodos e processos de trabalho;
Assessorar na implantação do Sistema de Gestão da Qualidade;
Prestar consultoria no acompanhamento do Sistema de Gestão da Qualidade;
Assessorar na elaboração de procedimentos, formulários, manuais e demais instrumentos operacionais de trabalho vinculados à estratégia do Tribunal;
Atualizar, revisar e controlar a gestão dos documentos elaborados;
Elaborar e manter atualizado o Manual da Qualidade do Poder Judiciário de Alagoas;
Compor o Comitê da Qualidade;
Agendar, pautar, promover e registrar as reuniões do Comitê da Qualidade;
Agendar a realização das auditorias internas da qualidade;
Implementar ações necessárias a melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade, por meio de ações corretivas e preventivas decorrentes das auditorias realizadas;
Acompanhar e avaliar o cumprimento dos indicadores e metas relacionados ao Sistema de Gestão da Qualidade;
Promover ações de sensibilização para implantação e gestão da qualidade no âmbito do Poder Judiciário de Alagoas;
Promover a divulgação de ações e resultados referentes à gestão da qualidade e à gestão de processos de trabalho;
Incentivar a área de Gestão de Pessoas para o desenvolvimento de programa de capacitação contínua de auditores internos da qualidade e de representantes das unidades do Poder Judiciário em gestão da qualidade e gestão de processos de trabalho;
Gerir os processos de trabalho para o acompanhamento e controle da qualidade;
Elaborar anualmente o Plano de Comunicações da Divisão de Qualidade;
Promover intercâmbio com outros Tribunais em assuntos relacionados à gestão da qualidade e à gestão de processos de trabalho.