Qualidade

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Qualidade


Sistema de Gestão de Qualidade

“Qualidade é a consistente conformidade com as expectativas dos clientes”.

A Gestão da Qualidade pode ser compreendida como um conjunto de ações estratégicas organizadas, bem como, atividades voltadas para a otimização de recursos e eliminação de perdas, com objetivo precípuo de atendimento às necessidades e desejos de seus clientes, proporcionando-lhes um alto grau de satisfação.

Há, ainda, a definição de Gestão da Qualidade documentada no Manual do Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ do presente Tribunal, segundo a qual, a Gestão da Qualidade engloba todas as atividades da função gerencial que determinam a Política da Qualidade, os objetivos e as responsabilidades, implementando-as através de planejamento, controle, garantia e melhoria do desempenho dentro da referida gestão.


São atividades da Divisão de Qualidade - DQUA:

• prestar consultoria em gestão de processos de trabalho;
• assessorar na elaboração, implantação e acompanhamento de projetos de racionalização de métodos e processos de trabalho;
• prestar consultoria no acompanhamento do Sistema de Gestão da Qualidade;
• assessorar na elaboração de procedimentos, formulários, manuais e demais documentos da qualidade;
• atualizar, revisar e controlar a gestão dos documentos elaborados;
• elaborar e manter atualizado Manual da Qualidade do Poder Judiciário de Alagoas;
• agendar a realização das auditorias internas da qualidade;
• implementar ações necessárias a melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade;
• acompanhar e avaliar o cumprimento dos indicadores e metas relacionados ao Sistema de Gestão da Qualidade;
• promover a divulgação de ações e resultados referentes à gestão da qualidade e à gestão de processos de trabalho;
• promover intercâmbio com outros Tribunais em assuntos relacionados à gestão da qualidade e à gestão de processos de trabalho.