A Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário – APMP foi criada pela Lei Estadual nº 6.019, de 2 de junho de 1998, publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas do dia subsequente. Encontra-se dentro da Estrutura Administrativo-Organizacional Básica do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas e está diretamente subordinada à Presidência do Tribunal de Justiça.
A Resolução TJAL nº 02, de 05 de fevereiro de 2013 dispõe sobre a estrutura e atividades da assessoria e passa a considerá-la como Unidade de Gestão Estratégica de que tratam as Resoluções nº 49 e 198, ambas do Conselho Nacional de Justiça, com o dever de subsidiar o processo decisório de planejamento, conforme princípios estritamente profissionais, científicos e éticos.
Cabe à APMP auxiliar a Presidência do Tribunal de Justiça na gestão, planejamento e otimização das atividades do Poder Judiciário relacionadas ao gerenciamento estratégico.
Tem por função prestar consultoria ao corpo diretivo do Tribunal de Justiça para implementação, operacionalização e gestão do planejamento estratégico. A função de assessoria, quanto à gestão do planejamento, inclui o gerenciamento de projetos, a otimização de processos de trabalho e o acompanhamento e análise de dados estatísticos.