
O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas nas atividades do projeto, com o objetivo de alcançar os resultados esperados. É utilizado para descrever, organizar e monitorar o andamento das atividades.
Os “processos de gerenciamento de projeto” são reconhecidos, por convenção, como “boas práticas” que, uma vez aplicadas aos projetos, podem agregar valor e utilidade.
A Metodologia de Gestão de Projetos do Tribunal de Justiça de Alagoas, elaborado pela Divisão de Gerenciamento de Projetos DIGEP, tem por objetivo auxiliar os servidores e magistrados do Tribunal de Justiça de Alagoas na elaboração de propostas de projetos estratégicos, assim como orientá-los na condução de todas as etapas do trabalho de gerenciamento.
A Divisão de Gerenciamento de Projetos – DIGEP realiza o gerenciamento da carteira de projetos estratégicos do Poder Judiciário de Alagoas.
São atribuição da DIGEP:
Prestar assessoria quanto à elaboração das minutas para formalização de projetos estratégicos;
Prestar assessoria na apresentação do projeto ao Comitê de Gestão Estratégica;
Prestar assessoria ao CGE, Comitê de Gestão Estratégica, na utilização de Metodologia de Gerenciamento de Projeto;
Acompanhar o desenvolvimento dos projetos estratégicos em andamento;
Prestar assessoria aos Gerentes de projeto durante a execução dos mesmos;
Manter atualizada a metodologia e procedimentos relativos a gestão de Projetos Estratégicos;
Manter atualizado o Portfólio de Projetos Estratégicos do Tribunal de Justiça de Alagoas compilando informações que demonstrem o desenvolvimento de projetos;
Integrar os encontros da Administração com os gerentes de projetos, clientes e demais interessados;
Participar nas avaliações de desempenho de projetos;
Rediscutir, aprimorar e inserir novos métodos, quando necessário à padronização dos projetos, e fornecer orientação na busca de ferramentas e inovações tecnológicas para as áreas que são impactadas pela gestão de projetos.
Observações:
a) São considerados projetos estratégicos aqueles selecionados pela alta administração, que contribuam para o alcance das metas da instituição e estejam alinhados aos objetivos estratégicos do Poder Judiciário;
b) A DIGEP não terá qualquer atribuição referente à execução de projetos, salvo os de sua iniciativa.