O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) disponibilizou, no SAJ Insights, painel que permite o acompanhamento dos indicadores do Juízo Proativo com as informações provenientes do sistema SAJ. Na ferramenta, é possível visualizar os dados parciais dos indicadores gerais de desempenho previstos no ato normativo conjunto nº 3/2023.
Entre os indicadores estão índice de atendimento à demanda, taxa de congestionamento, índice de julgados e tempo médio de duração dos processos.
Para a juíza Lorena Sotto-Mayor, auxiliar da Presidência do TJAL, a iniciativa é positiva e contribui para melhorar os trabalhos das unidades judiciárias. "O objetivo é aperfeiçoar nossas ações e rotinas para que tenhamos um desempenho cada vez melhor".
Os usuários poderão monitorar diariamente o desempenho dos indicadores de cada unidade jurisdicional e inserir as informações no simulador disponibilizado pela Assessoria de Planejamento (APMP) para verificar a pontuação e o grau de efetividade alcançado até o momento.
A ferramenta ainda está em fase de testes. De acordo com o juiz Phillippe Alcântara, auxiliar da Corregedoria (CGJ), os usuários devem ficar atentos a discrepâncias nas informações. Caso isso ocorra, é importante que entrem em contato com o setor do SAJ na CGJ.
"Os dados apresentados são aqueles provenientes apenas do sistema SAJ. No caso de a unidade possuir dados de outro sistema, como o SEEU, estes devem ser incrementados no simulador disponibilizado", explicou o magistrado.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL ds
imprensa@tjal.jus.br
Desenvolvido por: DIATI - Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação do Poder Judiciário do Estado de Alagoas