Notícia

início>Notícia

Infância e Juventude - 25/07/2023 - 17:25:41
TJAL e instituições traçam atividades para o mês da Primeira Infância
Representantes dos órgãos integrantes do Pacto Estadual pela Primeira Infância reuniram-se nesta terça (25), na sede do Tribunal de Justiça de Alagoas

Ações foram planejadas para mês de agosto, mês da Primeira Infância. Ações foram planejadas para mês de agosto, mês da Primeira Infância. Foto: Felipe Brasil.

As instituições signatárias do Pacto Estadual pela Primeira Infância reuniram-se nesta terça (25), no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), para traçar atividades para agosto, o Mês da Primeira Infância. Palestras, capacitações e elaboração de planos municipais visam a melhoria da infraestrutura necessária à proteção do interesse das crianças de 0 a 6 anos.

A juíza Soraya Maranhão, presidente do Comitê Gestor Estadual pela Primeira Infância do TJAL, destacou que as atividades são importantes para a sensibilização do tema junto à comunidade.

“Alinhamos algumas ações que serão promovidas em agosto como palestras, sensibilização dos municípios para elaboração dos planos municipais, oficinas de capacitação dos profissionais que lidam com a primeira infância. E provavelmente no dia 21 de agosto, teremos um evento maior com uma representante do Conselho Nacional de Justiça”, explicou a juíza.

Juíza Soraya Maranhão preside o Comitê Gestor Estadual pela Primeira Infância do TJAL. Foto: Felipe Brasil.

Segundo a conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL), Renata Calheiros, as iniciativas de conscientização serão contínuas.

“A partir de agora, iremos instituir o comitê técnico para avaliação das ações. Iremos utilizar o mês de agosto como marco, mas as ações continuarão de forma integrada. É esse olhar integrado que estamos trazendo para a primeira infância em Alagoas”, destacou Renata.

Conselheira Renata Calheiros destacou a importância de ações continuadas durante todo o ano. Foto: Felipe Brasil.

Participaram também da reunião a defensora Lidiane Monteiro (Defensoria Pública de Alagoas); promotor Gustavo Arns (MP/AL); professora Elisângela Mercado da UFAL; professora Carolina Vieira, da Rede da Primeira Infância de Alagoas (REPI); Izabel Faez, da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag); Francisco Batinga, da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA); advogado Thiago Oliveira (OAB), Taline Araújo, da Secretaria da Primeira Infância (Secria) e Hamilton Azevedo do TJAL.

O Pacto

O Pacto Estadual pela Primeira Infância é uma cooperação técnica e operacional celebrada entre TJAL, Governo de Alagoas, Assembleia Legislativa (ALE), Tribunal de Contas (TCE/AL), Ministério Público (MPAL), Defensoria Pública de Alagoas, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas (OAB/AL), Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Rede da Primeira Infância de Alagoas (REPI).

Representantes das instituições do Pacto Estadual pela Primeira Infância traçam ações para mês de conscientização. Foto: Felipe Brasil.


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - TL

imprensa@tjal.jus.br




Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.