Servidores do Fórum da Justiça estadual no Barro Duro acompanharam palestras sobre educação financeira, nesta sexta-feira (19). A atividade foi oferecida por meio de parceria com a cooperativa de crédito Sicredi.
O diretor geral do Tribunal de Justiça, Eloy Melo, representou a Presidência no evento. Ele avalia que aprender sobre o tema é muito útil aos servidores. “A gente que é servidor está sempre naquele questionamento de se o vencimento é pouco. Acaba o mês, e a gente não consegue dar vazão às nossas despesas, então um pouco de planejamento, um pouco de educação financeira, com certeza vai ajudar muito”.
O gerente de desenvolvimento e negócios da Sicredi, Kirley Maranhão, palestrou com o tema "uma vida próspera", focando em aspectos psicológicos e emocionais que influenciam as decisões das pessoas nessa área. Já o palestrante Francisco Gustavo deu orientações sobre equilíbrio financeiro.
Maranhão afirmou que a instituição não se preocupa apenas com lado financeiro, mas também com o lado humano. “Nosso principal objetivo é ajudar as pessoas a se tornarem um ser humano ainda melhor e tratarem das finanças de uma forma mais leve. Então abordamos o aspecto emocional e o racional”, disse o gerente.
A chefe de secretaria da 19ª Vara Cível da Capital, Kirley Leite, uma das servidoras que acompanharam as palestras, comentou que se sente uma pessoa financeiramente desorganizada e parabenizou o Tribunal e a Sicredi pela iniciativa.
“Vira até uma brincadeira, um meme entre as amigas, porque a gente toma susto quando fecha a fatura do cartão de crédito. É sempre uma surpresa, não tenho hábito de planejamento. Achei essa iniciativa fundamental porque eu vejo que isso é uma condição que não atinge só a mim”, ressaltou a servidora.
A atividade faz parte da 10ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), e da qual a Sicredi participa, com o seu programa Programa Nacional de Educação Financeira - Cooperação na Ponta do Lápis.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br
Desenvolvido por: DIATI - Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação do Poder Judiciário do Estado de Alagoas