Na tarde desta quinta-feira (19), 25 estudantes da faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFAL visitaram o Centro de Cultura e Memória (CCM) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). Os alunos observaram o espaço museográfico e analisaram a estrutura do prédio histórico, além de conhecerem o acervo do local.
“Estava ansiosa por essa visita porque tenho a pretensão de seguir na área de restauração e gosto muito de patrimônio histórico e cultural. Com relação ao acervo, me chamou a atenção os documentos que envolvem a abolição da escravatura”, contou Nathália da Conceição, aluna do 3º período.
Já para o estudante Paulo Sérgio, que esteve no museu pela primeira vez, a visita foi marcante. “É uma experiência que enriquece muito do ponto de vista do nosso conhecimento histórico da história de Alagoas e da sensação de pertencimento relacionado à arquitetura do prédio”, disse.
A professora de Arquitetura da UFAL, Adriana Capretz, supervisionou a visita e disse que após dois anos lecionando a disciplina virtualmente, a aula de campo proporciona outra dinâmica de aprendizagem.
“A visita permite desenvolver uma visão transversal em várias áreas. Por exemplo, nesse espaço museográfico, eles puderam verificar o planejamento visual. Aqui eles puderam analisar como farão os totens em um projeto e a organização do material que vai ser lido, ainda observam o processo de restauro e o projeto do museu”.
Foto: Adeildo Lobo
O Centro de Cultura e Memória funciona no prédio histórico do TJAL, localizado na Praça Deodoro, Centro. As visitações estão abertas de segunda a sexta, das 8h às 13h. O agendamento deve ser realizado através do email ccmtjal@gmail.com
Desenvolvido por: DIATI - Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação do Poder Judiciário do Estado de Alagoas