Notícia

início>Notícia

Homenagem - 06/05/2022 - 15:04:51
Amor, renúncia e dedicação: servidoras do TJAL contam o que é ser mãe
Diretoria de Comunicação do Tribunal de Justiça colheu depoimentos e preparou vídeo em homenagem ao Dia das Mães

A palavra "mãe", apesar de pequena no tamanho, é gigante no significado. Essas três letrinhas carregam amor, doação, renúncia, felicidade, dor e vida. 

A Diretoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) pediu a servidoras que dissessem, em uma palavra, o que significa ser mãe. Para muitas, a maternidade é sinônimo de abrigo, superação, generosidade, plenitude, sabedoria, dedicação, força, abnegação e gratidão.

"Uma palavra é muito pouco. Ser mãe é sentir todos os dias a presença de Deus", disse a servidora Arielly Aparecida, da Diretoria de Gestão de Pessoas do TJAL.

A assistente social Ana Paula Morais disse ainda estar entendendo o que é ser mãe. "Ser mãe é construir, todos os dias alimentar, ali naquele espaço, o que está faltando. É retirar os excessos, trocar o que não serve, ir ajustando. E quando tudo está pronto, a gente olha de novo e muda a cor, muda a textura. Sou lar pro meu filho. Espero que ele sempre me veja como o maior refúgio que ele pode ter".

Para Maria Cícera Santos, da 2ª Câmara Cível do TJAL, ser mãe é a mais engenhosa experiência que a mulher pode ter. "A gente vive todos os sentimentos na busca do bem-estar e da felicidade do filho. É colocar a necessidade dele antes da sua".

Mãe, para Inara Françoyse, da Assessoria de Planejamento e Modernização do Judiciário (APMP), é sinônimo de transformação. "Tudo muda na sua vida. Aquela mulher que existia antes do nascimento do seu filho não existe mais. É a descoberta de um amor tão grande jamais sentido na vida. Não é um mar de rosas o tempo todo, mas citando Santa Teresa D'Ávila, 'é justo que muito custe o que muito vale'".

Na visão da servidora Camila de Lima Scala, do gabinete da desembargadora Elisabeth Carvalho, ser mãe é amar sem limites, sem regras, sem ponderações. "É ensinar e aprender o tempo todo. É manter a mente aberta e alerta sempre. É acolher e proteger, mas também ensinar e reprimir quando necessário".  

Para Lísia Costa, servidora da Comarca de Santa Luzia do Norte, ser mãe é a expressão máxima da palavra amor. "É o amor genuíno, sublime. É doação. É se dar sem esperar absolutamente nada daquele ser que nos foi confiado por Deus. É o amor que mais se assemelha ao amor de Deus por nós".

Confira abaixo outros depoimentos

"Mãe é sabedoria e força. Sinônimo de amor e zelo" - Kátia Diniz (DCA)

"É aprender o tempo todo com os filhos e por eles. É amar incondicionalmente" - Dalva Amélia Vasconcelos (9ª Vara Criminal de Maceió)

"Ser mãe é renúncia, aprendizado e responsabilidade" - Patrícia Tenório Torres (Juizado da Mulher da Capital)

"Ser mãe, pra mim, é se dar conta de que os anos passam e muita coisa muda na gente. Os cabelos ficam brancos, as marcas de expressão ficam ainda mais fortes, o corpo muda... mas o amor e a preocupação com cada filho continuam os mesmos, independente da nossa idade e da idade deles" - Sâmia Cláudia Bida de Oliveira (Comarca de Viçosa)



"Ser mãe é uma das maiores virtudes de uma mulher. É um amor incondicional, amor pleno" - Ellisandry Rocha (Comarca de Palmeira dos Índios)

"A maternidade me ensinou que o amor incondicional é uma realidade, e ser mãe é um desafio diário para educar, cuidar, orientar e ensinar aos filhos valores com o objetivo de tornar o mundo melhor" - Roseane Celistre Machado (Corregedoria-Geral da Justiça)

"Ser mãe é acordar todos os dias planejando e pensando em fazer o necessário para tudo dar certo. E se não deu, paciência. Pois no fim do dia, entre dores e alegrias, vamos dormir com a certeza de que estamos fazendo o nosso melhor" - Lavínia Reis Teixeira (Secretaria Especial da Presidência)

"Ser mãe é ser plena" - Patrícia Maria Simões de França (Diretoria Adjunta de Administração)



"São tantas palavras, mas vou dizer algumas: ser mãe é amor...sublime...maravilhoso" - Valda Rabelo (17ª Vara Criminal de Maceió)

"Ser mãe é receber de Deus um presente divino" - Juíza Raquel David Torres de Oliveira (Juizado Especial de Delmiro Gouveia)

"Ser mãe, para mim, é amor incondicional, na vida física ou espiritual, pois o amor transcende a todas as formas de vida!" - Jackline Santana Oiticica (Gabinete do desembargador Otávio Praxedes)

"Dizer com uma palavra é difícil, pois a responsabilidade de ser mãe é grande, em todos os sentidos, mas o que define em uma palavra é gratidão" - Thaíse Carla (13ª Vara Cível da Capital)



"É ter a certeza que o amor existe" - Gilvaneide Rodrigues (Comarca de Olho D'Água das Flores)

"Ser mãe é dar sentido à vida" - Maria Goretti Rodrigues Bezerra (Departamento Financeiro de Pessoal)

"É aprender a amar a si próprio, porque existem outros necessitando desse amor. Assim, ser mãe é amar e ser amada" - Maria das Graças Barbosa (1ª Vara de Arapiraca)

"Mãe é amar incondicionalmente" - Adivani dos Anjos (Juizado do Torcedor)



"É amar além do infinito" - Maria Edna Silvestre Machado (Comarca de Feira Grande)

"Ser mãe é ser porto seguro" - Marlyane Vanderlei Santos de Almeida (3ª Vara de Arapiraca)

"É dizer não" - Cláudia Lisboa (Departamento Central de Engenharia e Arquitetura)

"Ser mãe é viver cansada, porém com um sorriso radiante no rosto em ver seu coração batendo fora do peito numa vida minúscula onde cabe todo seu universo" - Islei Brito (Comarca de União dos Palmares)



"Ser mãe é você querer sempre fazer o melhor para seu filho. É todos os dias agradecer a Deus o dom da vida" - Tereza Cristina Tavares de Melo (Escola da Magistratura)

"É ser abrigo" - Joelma Guimarães Montenegro (Gabinete da desembargadora Elisabeth Carvalho)

"Um ato de amor" - Suliane Barros Leal (Arquivo Judiciário)

"Ser mãe é uma dádiva divina, onde o nosso coração passa a bater fora de nós" - Denise Flores (Gabinete do desembargador Otávio Praxedes)



"Mãe é mais que uma nutridora da natureza. Ela é a guardiã, apontada pelos céus para seus filhos. Sua influência sobre a vida deles não tem limites" - Roseane Teles (12º Juizado Especial)

"Ser mãe é ser eternamente agradecida pela dádiva do milagre da vida" - Dirleny Ramos (Central de Mandados)

"Ser mãe é um presente que Deus nos concede para toda a vida" - Ana Paula Araújo Rodrigues (Fórum da Capital/Cejusc Processual)

"Ser mãe é transcender o amor incondicional, para além da eternidade" - Débora Sandes de Oliveira (26ª Vara Cível da Capital)



"Ser mãe foi o maior e melhor desafio da minha vida! Um amor incondicional e infinito!!" - Marieta Lima (Direção-geral do TJAL)

"Espelho de Nossa Senhora" - Sebastiana Cícera Santos (Comarca de Taquarana)

"Ser mãe é uma fonte inesgotável de amor" - Sandra Maria Fontan (Esmal)

"É amar incondicionalmente, é amar mais que a si própria" - Maria Tatiane Teixeira (Esmal)



"Amor, resiliência, força" - Maryland Pontes Marinho de Barros (Secretaria de Processamento Unificado)

"Viver a maternidade é me doar a todo momento. É estar com ele no meu pensamento 24 horas por dia. É querer aproveitar cada momento como se fosse único, pedir que o tempo pare e que Deus o proteja sempre" - Juliana de Moura da Conceição (Secretaria-geral do TJAL)

"Ser mãe é amor, dedicação e cuidado" - Anne Caroline Vaz (Gabinete da Presidência)

"Sempre pensei que iria ensinar aos meus filhos, sobre o mundo, sobre as coisas. Com eles aprendi sobre o novo, ideias, tecnologia e modifiquei muitos conceitos. Ser mãe me fez amadurecer, ver o mundo com outros olhos e entender que é dando amor que se recebe" - Emy Doriane Pedrosa (7º Juizado da Capital)



"Ser mãe é saber conduzir o seu mister de maneira leve, eficiente e, sobretudo, com amor e respeito aos filhos e a si própria" - Leônia Maria Silva (Gabinete do desembargador Domingos Neto)

"É o exercício diário da arte de amar sem limites, sem contrapartida e que independe de circunstâncias. É o amor eterno!" - Elaine Luana Anísio de Sousa (Gabinete do desembargador Otávio Praxedes)

"Ser mãe é experimentar o mais puro e incondicional amor, onde nossa felicidade e nossas lutas diárias são motivadas por nossos filhos" - Mara Fabiana Tavares (3ª Vara de Palmeira dos Índios)



"Ser mãe é amar incondicionalmente!" - Maria Verônica Soares de Souza (5ª Vara Cível da Capital)

"Ser mãe é um sentimento que atravessou o meu corpo. A cada segundo sinto uma imensa felicidade. Estou disposta a aprender o tempo todo, evoluir constantemente e crescer com os meus filhos Letícia e Pedro" - Silvanete Sophia (Turma Recursal de Arapiraca)



Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL DS
imprensa@tjal.jus.br



Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.