Notícia

início>Notícia

Geral - 26/11/2020 - 14:25:07
Servidores podem opinar sobre Plano Anual de Auditoria até segunda (30)
Diaci pede a contribuição dos setores para construir o documento que relaciona os trabalhos de auditoria interna a serem realizados em 2021

Diaci quer ouvir a opinião dos servidores sobre PAA. Diaci quer ouvir a opinião dos servidores sobre PAA.

A Diretoria-Adjunta de Controle Interno (Diaci) disponibilizou aos servidores do Judiciário de Alagoas, um formulário de consulta para construção do Plano Anual de Auditoria (PAA) 2021, oportunizando a participação de todos os interessados na elaboração do documento. É possível enviar respostas até a próxima segunda-feira, dia 30 de novembro. 

Acesse o formulário e deixe suas sugestões

O Plano relaciona os trabalhos de auditoria interna que serão realizados durante o ano. Após aprovação do PAA pela Presidência do TJAL, sua íntegra será publicada na página da Diretoria de Controle Interno.

Na elaboração do documento, a Diretoria-Adjunta de Controle Interno (Diaci) considera o planejamento estratégico da unidade auditada, os riscos significativos a que a unidade auditada está exposta, os processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos adotados, as expectativas da alta administração e das demais partes interessadas.

Os temas selecionados para fazer parte dos trabalhos de auditoria são levantados a partir de fatores de riscos identificados, levando-se em conta critérios como materialidade, relevância e criticidade.

A diretora da Diaci, Aretha Tenório, ressalta a importância da contribuição dos servidores. "Os setores detêm grande expertise técnica e conhecimentos práticos acerca de seus processos de trabalho e dos demais setores com os quais se relacionam. Por esta razão, é preciso ser levado em conta, além da análise crítica e objetiva dos auditores, a opinião de quem está na base sobre as suas vulnerabilidades e anseios por melhorias", afirma Aretha.

A opinião da alta gestão na definição das áreas auditáveis também é fundamental, destaca a servidora. "Cada vez mais dedicada à melhoria de suas práticas de governança e comprometida com o fortalecimento dos valores éticos e respeito à regularidade jurídica e fiscal dos atos administrativos, a cúpula diretiva da instituição, a partir dos trabalhos de auditoria, recebem diagnósticos sobre as áreas mais sensíveis e a partir daí podem direcionar suas ações".


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.