Notícia

início>Notícia

Coronavírus - 05/05/2020 - 10:08:08
Divisão de Juízes estabelece metas diárias e avança em produtividade
Empenho de servidores e magistrados são o diferencial diante de novas maneiras de comunicação em meio ao isolamento social

Durante o isolamento social, foram elaboradas 97 portarias e 39 ofícios. Arte: Itawi Albuquerque Durante o isolamento social, foram elaboradas 97 portarias e 39 ofícios. Arte: Itawi Albuquerque
Divisão de Juízes estabelece metas diárias e avança em produtividade

Desenvolvendo todas as suas atividades em regime de teletrabalho, a Divisão de Juízes/REMIP, que funciona na Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJ/AL), adotou novas estratégias de organização e produtividade diante do distanciamento social, que vigora há mais de um mês no Poder Judiciário. O cumprimento de metas diárias e o comprometimento estão sendo fatores determinantes para o desempenho das atividades.

O setor é responsável por não deixar nenhuma unidade sem magistrado, pela elaboração de plantões, audiências de custódia da Capital e também pelo acompanhamento da produtividade dos juízes designados para unidades em decorrência de substituições ou vacâncias. 

Também é atribuição do departamento a manutenção diária de informações na área específica Magistratura, que fica na aba de consulta do site do Tribunal de Justiça de Alagoas e na elaboração da lista de substituição. Além de informar pedidos de transferência de férias, compensação de plantão, designação de juízo em caso de suspeição ou impedimento através do Sistema Administrativo Integrado (SAI), para posterior análise do corregedor.

Durante o isolamento social, foram elaboradas 97 portarias e 39 ofícios. Além disso, a produção das escalas do 3º trimestre de 2020 (julho, agosto e setembro) relativas aos plantões Capital/Interior e audiências de custódia da Capital para todo o Estado foram finalizadas no dia 29 de abril de 2020. 

Conforme explica a servidora Luciana Omena, durante o trabalho remoto, já foi iniciada a elaboração da escala de férias para o exercício de 2021, dando cumprimento à determinação do corregedor-geral, desembargador Fernando Tourinho. 

“Superada a fase de adaptação do trabalho à distância, tudo está ocorrendo de forma positiva, especialmente a comunicação entre os setores, uma vez que nós estabelecemos contato por meio de ferramentas que possibilitam a realização de chamadas de vídeo, sendo usado, principalmente o aplicativo WhatsApp”, comentou Luciana Omena. 

Atualmente, a Divisão de Juízes/REMIP é composta pelos servidores Thiago Coelho, Gilderto Miguel Castelo, Anna Carla Malta, Antônio Carlos Ramalho e Andreya Marinho.


Empenho e dedicação de servidores

O comprometimento dos magistrados e dos servidores foi essencial para o alcance do bom desempenho e, para o juiz auxiliar da Corregedoria Antônio Rafael Casado, a produtividade da Divisão de Juízes não foi afetada, devido à rápida adaptação às novas dinâmicas de trabalho.

“Em razão do empenho e dedicação de todos os servidores que trabalham na Divisão de Juízes, foi necessário apenas um período de adaptação diante das circunstâncias atuais, mas sem que, de forma alguma, ocorresse o declínio da produção”, pontuou o magistrado. 

O departamento se comunica frequentemente com o juiz, por meio de ligações telefônicas e pelo aplicativo WhatsApp. 

“O comprometimento aliado à união da equipe são os principais fatores para a adaptação e execução com excelência dos trabalhos na modalidade remota. Sendo uma via de mão dupla entre as esferas do Poder Judiciário”, diz Luciana Omena.

A servidora enfatiza ainda a necessidade de uma reflexão durante esse momento atípico, onde se faz necessário a cada um fazer a sua parte, tornando esse período mais produtivo, mostrando a sociedade que é possível fazer um Judiciário cada vez mais diligente.


Fernanda Santos - Ascom CGJ/AL

imprensacgj@tjal.jus.br - (82) 4009-3826 | (82) 98162-1788


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.