Notícia

início>Notícia

Geral - 07/02/2020 - 07:21:03
9º Juizado encerrou 4 mil processos em 2019, mais que o dobro dos iniciados
Dados foram apurados pela Divisão de Estatísticas da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário e fazem parte da aferição Juízo Proativo

Premiação reconhece o trabalho dos profissionais que atuam no Judiciário. Premiação reconhece o trabalho dos profissionais que atuam no Judiciário. Arte: Dicom
9º Juizado encerrou 4 mil processos em 2019, mais que o dobro dos iniciados

O 9º Juizado Especial Cível de Maceió teve o melhor índice de atendimento à demanda entre os juizados do estado, alcançando 236% conforme a aferição Juízo Proativo, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). A taxa é obtida pela relação entre o número de processos baixados (4.147) e o de casos novos (1.754).

“Não é fácil trabalhar com muitos processos, então, criamos e implementamos mecanismos para priorizar os arquivamentos, sem relegar os demais aspectos da prestação jurisdicional”, explica, sobre o resultado alcançado, a magistrada Adriana Carla Feitosa Martins, titular da unidade.

“É fruto de um esforço conjunto e perene de todos os servidores e estagiários do Juizado”, acrescenta Adriana. “Atentamos para as especificações dos diferentes postos de trabalho, cuidando para que todos os servidores otimizassem suas funções. Ademais, focamos no plano de ação elaborado pela chefe de secretaria, contando com o apoio irrestrito da APMP”.

Para manter a melhoria constante, a juíza considera importante receber o reconhecimento do Tribunal, como acontece no Juízo Proativo. “O apoio, o incentivo e o reconhecimento por parte de todos os órgãos que compõem o Tribunal de Justiça são gratificantes e imprescindíveis”.

O 9º Juizado julgou 2.706 ações no ano, atingindo a taxa de produtividade de 154%, pela relação com os entrados. Promoveu 548 acordos entre as partes, atingindo uma taxa de conciliação de 20% (relação entre conciliados e processos julgados).

A taxa de congestionamento do Juizado ficou em 46%. O índice considera o estoque de processos, o número de entrados e o de arquivados. Quanto mais rápido a ação judicial tramita até o seu arquivamento definitivo menor é a taxa que identificará o estoque de processos remanescentes no final do período.

A pontuação geral da unidade no Juízo Proativo foi de 98,47. Os dados são apurados pela Divisão de Estatísticas da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário (APMP). Será realizada uma solenidade de premiação, ainda sem data definida.

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240



Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.