Duas servidoras da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) visitaram, nesta semana, a Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) para acompanhar o Curso de Formação Inicial dos Magistrados. A formação é destinada aos novos juízes do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), que tomaram posse em agosto deste ano.
A visita teve o objetivo de realizar uma avaliação da execução do curso, verificando o alinhamento entre as diretrizes estabelecidas pela Enfam e a metodologia adotada pela Esmal. Segundo a técnica judiciária, Daniella Cabeceira, o propósito também é auxiliar a escola no planejamento, orientação dos professores e em melhorias necessárias.
A outra servidora da Escola Nacional, a analista judiciária Luciana Cardoso, complementou que a turma de juízes está bastante envolvida no processo de aprendizagem.
"Os novos magistrados estão ávidos por conhecimento. Eles acabaram de tomar posse e têm mostrado grande interesse em aprender os conteúdos propostos. Essa troca tem sido muito positiva, tanto para os juízes quanto para nós, que estamos acompanhando o curso" afirmou a analista.
De acordo com o juiz e coordenador de cursos para magistrados, André Parízio, a visita da Enfam é uma oportunidade para elevar a qualidade da formação oferecida aos magistrados.
"A presença da equipe da Enfam é importante para avaliarmos o que pode ser melhorado. As orientações que recebemos ajudam a padronizar nossas atividades com outras escolas judiciais do país, garantindo um serviço de excelência”, comentou o coordenador.
Esta é a segunda visita da Enfam para avaliar o curso. Ainda segundo o juiz, a primeira foi muito positiva e o curso foi muito elogiado e nesta segunda, o intuito é manter o mesmo padrão de qualidade. Ao final do dia, uma reunião entre a coordenação pedagógica e as analistas da Enfam foi realizada e as conclusões foram passadas.
A visita técnica foi acompanhada pelos juízes Alberto Jorge Correia de Barros Lima, coordenador geral de cursos da Esmal, e o juiz André Luiz Parízio, coordenador de Cursos para Magistrados, além da servidora Camila Barros dos Santos, coordenadora pedagógica.
Desenvolvido por: DIATI - Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação do Poder Judiciário do Estado de Alagoas