Servidores do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) participam, de hoje (18) até sexta (20), do curso "Aspectos Patrimoniais da Contabilidade Aplicada ao Setor Público". A capacitação acontece na Escola da Magistratura (Esmal) e é conduzida pelo professor Glauber Mota.
O objetivo é discutir procedimentos para identificação, reconhecimento, mensuração e evidenciação de itens patrimoniais. "O foco é atender demandas do controle interno e externo quanto à necessidade de se evidenciar itens do patrimônio que, ao longo de anos, deixaram de ter a devida atenção por parte dos serviços de contabilidade".
Para o professor, além do conhecimento de gastos, finanças e orçamento, o setor de contabilidade dos órgãos precisa conhecer o patrimônio para a melhor tomada de decisões.
O curso, aberto pelo presidente em exercício do TJAL, Orlando Rocha Filho, conta ainda com a participação de membros do Ministério Público, Tribunal de Contas e Secretarias da Fazenda e Planejamento. "Esse é um assunto importante para todos os órgãos envolvidos. Os servidores vão sair mais aptos a prestar uma melhor contribuição ao poder público nesse segmento da contabilidade", reforçou o desembargador.
Do TJAL, realizam a capacitação servidores da Diretoria Financeira (Diconf), Patrimônio, Auditoria, Controle Interno, Subdireção e Procuradoria. "O foco principal é a contabilidade patrimonial, em que o setor de Patrimônio vai ter que fazer inventário de todos bens e repassar as informações para a Diretoria Financeira. Vamos contabilizar e, a partir daí, ter um equilíbrio entre o que realmente existe de bem patrimonial com o que está registrado no setor contábil", explicou o diretor Renato Ferreira, da Diconf.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL DS
imprensa@tjal.jus.br
Desenvolvido por: DIATI - Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação do Poder Judiciário do Estado de Alagoas