Notícia

início>Notícia

Esmal - 14/07/2023 - 12:23:21
TJAL promove workshop sobre contratações públicas e a nova Lei de Licitações
'Se conhecermos melhor a lei, mais rapidamente daremos uma resposta positiva à sociedade', afirmou o presidente Fernando Tourinho

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) promoveu, nesta sexta-feira (14), workshop sobre contratações públicas e a nova Lei de Licitações. Cerca de 120 servidores, entre diretores, gestores, fiscais e chefes de departamentos do TJAL, participaram da capacitação, realizada na Escola da Magistratura (Esmal), em Maceió.

O presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho, reforçou a importância de os servidores estarem inteirados sobre a nova Lei de Licitações, que entra em vigor no final de dezembro.

"Essa nova lei é muito importante para o Tribunal de Justiça. Ela busca dar uma celeridade maior aos trabalhos que estamos desenvolvendo. Se conhecermos melhor a lei, mais rapidamente daremos uma resposta positiva à sociedade", afirmou.

De acordo com o procurador-geral do TJAL, Filipe Lôbo, a nova Lei de Licitações (nº 14.133) traz uma sensibilização maior para a avaliação de riscos e para o planejamento. "Promove também uma distribuição de responsabilidades e governança interna muito interessante, que vai propiciar economia de recursos públicos, melhor aplicação desses recursos e até um retorno da sociedade por meio da avaliação dos serviços prestados".

O workshop foi organizado pela comissão instituída para tratar da adaptação da Corte à nova lei. A referida norma deveria ter entrado em vigor em abril deste ano, mas teve seu prazo adiado pelo Executivo federal. "Com esse adiamento a gente ganhou fôlego, ganhou tempo para poder fazer essa transição com mais tranquilidade, com maior expertise. Por isso esses cursos vêm sendo realizados", afirmou o subdiretor-geral do TJAL, Walter Santos. 

Ainda segundo o subdiretor, o TJAL pretende realizar mais dois workshops sobre o tema, sendo um em setembro e outro em novembro. "Vamos pensar em formatos diferentes, talvez na forma de oficinas para tratar de situações específicas das unidades. O objetivo é estarmos em janeiro de 2024 afinados [com a lei]". 

Programação

Durante o workshop, as palestras envolveram aspectos práticos e relevantes da lei 14.133 e orientações da Procuradoria do TJAL sobre licitações. Também foi apresentado o macroprocesso de contratações do Tribunal. Os participantes discutiram ainda desafios relacionados ao planejamento das contratações no âmbito do Judiciário.


Procurador Filipe Lôbo destacou as principais mudanças trazidas pela nova Lei de Licitações. Foto: Caio Loureiro

Setores

Participaram do workshop gestores, fiscais de contratos e servidores dos seguintes departamentos: Procuradoria, Subdireção, Diretoria Adjunta de Contabilidade e Finanças (Diconf), Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris), Esmal, Biblioteca, Diretoria Adjunta de Administração (Darad), Setor de Transportes, Departamento de Almoxarifado e Patrimônio, Assessoria Militar, Cerimonial, Diretoria Adjunta de Controle Interno, Departamento Central de Engenharia e Arquitetura (DCEA), Departamento de Gestão de Contratos (DGC), Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), Diretoria de Comunicação (Dicom), Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário (APMP), Diretoria Adjunta de Gestão de Pessoas (DAGP), Departamento Central de Aquisições (DCA), Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati) e Auditoria. 

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL DS e DH
imprensa@tjal.jus.br 



Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.