O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fernando Tourinho, e o juiz auxiliar da Presidência, Antônio Rafael Casado, participam, nesta quinta (1º) e sexta-feira (2), do Seminário Gestão Orçamentária no Poder Judiciário. Sediado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o evento é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A abertura contou com a presença do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, da ministra presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ, Rosa Weber, da ministra presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal, Maria Thereza Rocha, e de outras autoridades do Poder Judiciário nacional.
“É uma temática que precisa ser bastante discutida para que juntos possamos encontrar alternativas para melhorar o nosso orçamento. Sem orçamento pouca coisa pode ser realizada, acreditamos que participando desses debates e dialogando mais com os servidores e magistrados poderemos encontrar alternativas junto ao Governo do Estado e ao parlamento para que o Judiciário possa ter um melhor duodécimo e assim poder melhorar os serviços estão sendo prestados à sociedade alagoana”, comentou o presidente do TJAL, Fernando Tourinho.
Ministro Alexandre de Moraes abriu o seminário sobre gestão orçamentária. Foto: TSE
Nesta quinta, foram abordados o novo arcabouço fiscal federal e suas consequências aos entes federados; gestão orçamentária dos tribunais; os desafios do Judiciário para participar desde o início da elaboração de projetos de leis e diretrizes orçamentárias; fundos especiais e depósitos judiciais; controle e planejamento orçamentário e estratégico; uso de novas tecnologias; e atuação de órgão de controle interno.
No segundo dia do evento, os participantes acompanharão painéis sobre programação de despesas, perspectivas com aprovação do novo regime de gastos; compartilhamento de boas práticas; e gestão orçamentária e perspectivas.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - RF
imprensa@tjal.jus.br
Desenvolvido por: DIATI - Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação do Poder Judiciário do Estado de Alagoas