Notícia

início>Notícia

Meio Ambiente - 18/04/2023 - 17:07:30
Ações solidárias e de qualidade de vida serão pontuadas no Juízo Proativo
Unidades devem informar ações realizadas durante este ano; formulário está disponível na página inicial do Intrajus

Arte: Dicom TJAL

As unidades do Poder Judiciário de Alagoas já podem informar as ações solidárias e de qualidade de vida que realizaram durante este ano, através do preenchimento de formulário disponível na página inicial do Intrajus. As ações informadas serão pontuadas no programa Juízo Proativo.

O formulário foi desenvolvido pelo servidor Ramon Cota, do Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), vinculado à Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário (APMP).

Clicando no ícone “Inserção de ações solidárias e de qualidade de vida”, o servidor deve inserir a ação, classificá-la e anexar fotos que comprovem sua realização.

O chefe da APMP, Clóvis Gomes, reforçou que ao informar a ação, a unidade irá obter pontuação extra para o Juízo Proativo.

“Essas ações irão compor a pontuação extra da premiação Juízo Proativo, sendo mais um incentivo para que sejam realizadas e informadas. Além de ser algo que tem uma preocupação social, o magistrado ou servidor estará colaborando com a melhoria do índice do nosso Tribunal”, enfatizou.

Segundo Alexandre Caiado, coordenador do Núcleo Socioambiental do TJAL, as informações servirão para alimentar o sistema do Plano de Logística Sustentável do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“É através dele que os Índices de Desenvolvimento Sustentável dos Tribunais são calculados. Com essa ferramenta, teremos um reforço na obtenção dos dados dos indicadores de ações solidárias e de qualidade de vida do TJAL”, explicou Alexandre.

Ações solidárias e de qualidade de vida

A Resolução nº 400/2021 do CNJ, que dispõe sobre a política de sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário, define as ações da seguinte forma:

Ações de qualidade de vida no trabalho são aquelas que promovem a motivação, o bem-estar, a valorização e o comprometimento dos colaboradores. Considerar ações tais como ginástica laboral, preparação para aposentadoria, orientação nutricional, terapias alternativas, ações antitabagismo, álcool e outras drogas, entre outras.

Ações solidárias: promovem o voluntariado, a reflexão sobre questões humanitárias e o incentivo à solidariedade, tais como visitas a creches, orfanatos, asilos, bem como ações educacionais para terceirizados, como alfabetização, inclusão digital, ensino à distância, entre outros.


Diretoria de Comunicação – Dicom TJAL TL

imprensa@tjal.jus.br 



Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.