Notícia

início>Notícia

Meio Ambiente - 23/03/2023 - 16:52:34
TJAL premia vencedores da coleta seletiva dos últimos 3 meses
Materiais são destinados a cooperativas de reciclagem em Maceió e Arapiraca; projeto funciona na sede do TJAL, Esmal, Fórum da Capital e de Arapiraca

Vencedores dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro são premiados na Presidência do TJAL. Vencedores dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro são premiados na Presidência do TJAL. Foto: Adeildo Lobo.

A premiação dos vencedores da coleta seletiva da sede do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) foi realizada nesta quinta (23), na Presidência do TJAL. Os premiados de dezembro, janeiro e fevereiro foram agraciados com um broche simbólico e um dia de folga.

Leôncio de Lima Silva, funcionário da Ativa, venceu a coleta interna da sede do TJAL/Esmal por três meses consecutivos, separando 1.150,5 kg de materiais recicláveis entre dezembro e fevereiro.

Leôncio de Lima Silva recebeu a premiação das mãos do presidente Fernando Tourinho. Foto: Adeildo Lobo.

“Sempre participo e já ganhei várias vezes. Eu saio recolhendo, peço ao pessoal para separar o material e já vou lá pesar. Eu acho importante a folga para ter um descanso, tirar uma foto com o presidente e ainda proteger o meio ambiente”, destacou.

Já na coleta externa do TJAL/Esmal, foram premiados nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, respectivamente, Maria Laura de Almeida, da Secretaria Geral, com 122,4 kg; Luiz Felipe Lordsleem, da Corregedoria-Geral da Justiça, com 19,6 kg; e Cheyla Gomes Tenório, da 1ª Câmara Cível, com 24,5 kg;

O presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho, parabenizou os vencedores pelo empenho. “Vocês estão sendo agraciados por conta de um projeto muito importante, onde contribuímos com a limpeza do nosso Poder, da nossa cidade e do nosso estado, e assim, estaremos vivendo em um lugar melhor. Quero aqui agradecer e parabenizar pelo engajamento de todos”.

Fórum da Capital

Em janeiro, o funcionário da Ativa, Ailton Pacífico da Silva venceu a coleta interna do Fórum da Capital com 734,2 kg; e Mirella Lima, da Contadoria, foi a vencedora da coleta externa com 31,7 kg arrecadados.

No mês de fevereiro, a coleta interna teve como ganhadora Deusa Maria Silvino, funcionária da Ativa, com 690,4 kg; e na coleta externa, venceu Júlia Machado, da Contadoria, com 52,2 kg de materiais.

Fórum de Arapiraca

No Fórum de Arapiraca, Claudjane de Almeida, da Ativa, venceu a coleta interna nos meses de janeiro e fevereiro, com 52,5 kg e 34 kg, respectivamente. Já na coleta externa, a vencedora de janeiro e fevereiro foi Marlyane Vanderlei Santos, da 3ª Vara de Arapiraca, com 60,5 kg e 90 kg, respectivamente.

Vencedoras do Fórum de Arapiraca nos meses de janeiro e fevereiro. Foto: cortesia.

Conscientização coletiva

O presidente da Comissão Ambiental do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), juiz Filipe Munguba, destacou os dados da ação realizada mensalmente pelo Judiciário. “Essa aferição é feita desde 2016, e de acordo com a estatística, o Judiciário já destinou quase 100 toneladas de lixo reciclável desde então. Por isso, tem sido muito importante incentivar essa conscientização coletiva acerca da necessidade de preservar o meio ambiente, de reciclar, de reaproveitar os materiais”.

Na Capital, os resíduos são destinados à Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (Cooplum). Em Arapiraca, o material é destinado à Associação de Catadores de Resíduos Sólidos de Arapiraca (Ascara).

A coleta seletiva foi implantada pelo Núcleo Socioambiental em 2016, inicialmente apenas na sede do TJ e posteriormente expandida para os demais prédios atualmente participantes (Esmal, Fórum da Capital e Fórum de Arapiraca).

O Núcleo é vinculado à Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário (APMP) e tem a coordenação do servidor Alexandre Caiado.


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL TL

imprensa@tjal.jus.br


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.