O setor processual do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), que funciona em prédio anexo ao Fórum da Capital, promoveu 1.425 acordos em 2022. O número é 38,21% maior do que o registrado de janeiro a dezembro de 2021.
Os acordos foram feitos em processos envolvendo direito do consumidor e, principalmente, família (divórcio, alimentos, guarda, entre outros). Para o desembargador Tutmés Airan, coordenador-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), os números são positivos e refletem a preocupação do Judiciário em propagar a cultura da paz.
"Quando a gente faz um Cejusc a gente espalha a cultura da paz e essa é uma mercadoria escassa nas sociedades modernas. Daí a importância de aumentar a rede de centros de conciliação".
Alagoas tem hoje quase 30 Cejuscs. Nos pré-processuais, a população pode resolver demandas antes de ingressarem com ação na Justiça. "O nosso propósito é aumentar cada vez mais essa rede e tornar esses espaços conhecidos, efetivamente atuantes e produtivos como devem ser", destacou Tutmés.
A lista completa, com endereços e telefones dos Cejuscs, pode ser conferida aqui. Na página, também é possível assistir a vídeo que mostra os benefícios da conciliação e os tipos de conflitos que podem ser solucionados por meio desse método.
Tutmés Airan reforça importância de ampliar a rede de mediação e conciliação em Alagoas. Foto: Caio Loureiro
Comparativo Cejusc Processual de Maceió
2021 - 1.031 acordos
2022 - 1.425 acordos (+38,21%)
Balanço 2022
Desenvolvido por: DIATI - Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação do Poder Judiciário do Estado de Alagoas