A Subdireção-geral do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) publicou, nesta segunda-feira (2), o Plano Anual de Contratações preliminar para 2023. A medida está prevista na Resolução nº 347/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a Política de Governança das Contratações Públicas no Poder Judiciário.
Walter Santos, subdiretor do Tribunal, explica que esse trabalho vem sendo desenvolvido em parceria com o Departamento de Gestão de Contratos (DGC) e que o objetivo é aprimorar a gestão de recursos de forma a garantir o melhor atendimento ao jurisdicionado.
“Vamos desenvolver um calendário de contratações e conseguir organizar melhor as rotinas e fluxos de processos nos setores administrativos envolvidos. Isso ajudará não só no planejamento, mas principalmente na execução do orçamento do Tribunal”, afirma Walter.
O subdiretor ressalta ainda outra vantagem, que é a possibilidade de agregar demandas a objetos de mesma natureza, racionalizando o procedimento licitatório e diminuindo as repetições.
“Além disso, o PAC facilita a identificação de potenciais compras compartilhadas com outros órgãos, o que favorece a troca de expertise técnica, aumenta a qualidade da contratação, redução de gastos administrativos com materiais e recursos humanos, bem como o ganho de escala, menor impacto ambiental e maior eficiência econômica”, destaca.
O Plano abrange todas as compras e contratações que deverão ser realizadas ou renovadas em 2023. O documento traz 168 demandas de 18 unidades requisitantes, que se referem principalmente à aquisição de bens, serviços, obras e soluções de tecnologia. A despesa total prevista é de R$ 139 milhões e 387 mil.
De acordo com o chefe da DGC, o servidor Gilson Nascimento, as demandas passarão por nova análise junto aos setores para atualizações, realização de ajustes e maior detalhamento. A versão consolidada deverá ser enviada à Presidência do Tribunal, para aprovação, até o dia 30 de outubro, conforme determina a Resolução do CNJ.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br
Desenvolvido por: DIATI - Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação do Poder Judiciário do Estado de Alagoas