Servidores de diversos setores do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) participaram de reunião, nesta quarta-feira (16), com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), para esclarecer pontos necessários à adesão do TJAL ao Sistema Integrado de Auditoria Pública (Siap).
“A partir da reunião de hoje, será possível iniciar o desenvolvimento da integração através do modelo XML dos sistemas das diversas unidades administrativas do TJAL, tais como compras, recursos humanos, patrimônio, obras de engenharia e outras áreas”, explicou Walter Silva, sub-diretor do TJAL.
Por força da Resolução nº 01/2022 do TCE, o Siap passará a ser um sistema formal de auditoria do Estado de Alagoas, pelo qual os órgãos passarão a enviar não somente documentos passíveis de leitura e entendimento linguagem humana, mas também dados cuja leitura seja feita por sistemas de Business intelligence e Big Data.
A inovação deve agilizar a precisão nas auditorias e cruzamento de dados com outras instituições. O prazo para a implantação é 30 de maio.
Além da Subdireção, participaram do encontro a Diaci, DCA, DAGP, Diati, Dcea, Diconf, Funjuris, Fundesmal, DCMPSG, APMP e Procuradoria-Geral do TJAL.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br
Desenvolvido por: DIATI - Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação do Poder Judiciário do Estado de Alagoas