Notícia

início>Notícia

Geral - 16/06/2021 - 12:30:14
Comitê Estratégico do TJAL discute cumprimento das metas nacionais
Entre as metas para 2021 estão julgar mais processos que os distribuídos, julgar casos mais antigos, priorizar ações coletivas, entre outras

Juiz  Manoel Cavalcante (à esquerda) conduziu a reunião do Comitê Estratégico. Juiz Manoel Cavalcante (à esquerda) conduziu a reunião do Comitê Estratégico. Foto: Caio Loureiro
Produtividade e cumprimento das metas do CNJ são discutidos pelo Comitê Estratégico do TJAL

O Comitê de Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) se reuniu, nesta quarta-feira (16), para avaliar dados de produtividade do Judiciário estadual, com reflexo no Prêmio CNJ de qualidade. O grupo também debateu ações para o cumprimento das metas definidas pelo Conselho Nacional de Justiça.

Entre as metas nacionais para 2021 estão julgar mais processos que os distribuídos, julgar casos mais antigos, priorizar o julgamento de processos envolvendo improbidade e as ações coletivas, entre outras.

Parcial até maio deste ano mostra que o índice de cumprimento da Meta 6 (priorizar o julgamento de ações coletivas) alcançou 140% no 1º Grau e 115% no 2º Grau. Em relação à Meta 2 (julgar processos mais antigos), o índice está em 109% no âmbito dos Juizados e Turmas Recursais. Na Meta 11 (aumentar a tramitação dos processos de forma eletrônica), o Judiciário já alcançou 100%. 

"Nosso objetivo é sempre buscar caminhos para melhorar, para avançar o máximo possível", afirmou o juiz Manoel Cavalcante, auxiliar da Presidência do TJAL.

Para o chefe da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário de Alagoas (APMP), Clóvis Gomes, a busca pelo cumprimento das metas e por melhorias nos indicadores de produtividade deve ser contínua. "É preciso planejar, executar e avaliar sempre essa produtividade. A reunião do comitê é importante porque mostra como estamos e o que podemos implementar para alcançarmos os melhores resultados".

Também participaram da reunião do comitê, de forma on-line, o juiz José Miranda, auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça; o diretor-geral do TJAL, Alexandre Sodré; o secretário especial da Presidência do Tribunal, Ewerton Protázio, além de servidores e chefes de departamentos do TJAL.

Diego Silveira - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br



Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.