O desembargador Fernando Tourinho coordenará os comitês de Governança Corporativa (CGOVTIC) e de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) do Poder Judiciário alagoano. Os magistrados Alexandre Lenine, Anderson Passos, Carlos Bruno Ramos e Antonio Rafael Casado, além de servidores também foram designados, nesta segunda-feira (22), pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Klever Loureiro, para fazer parte dos grupos de trabalho.
Os comitês foram instituídos por meio da Resolução 2 de março de 2021, aprovada pelos desembargadores durante sessão administrativa do Pleno do TJAL.
Entre as atividades do Comitê de Governança estão apoiar o desenvolvimento e estabelecimento de estratégias, indicadores e metas institucionais; aprovar projetos e planos estratégicos; gerir os riscos da área de Tecnologia da Informação e Comunicação; fomentar a colaboração entre os tribunais, além de orientar quanto à geração de iniciativas para proporcionar investimentos tecnológicos no âmbito institucional.
O Comitê de Governança deverá ter reuniões ordinárias mensalmente para análise e acompanhamento dos indicadores e metas da Estratégia de Tecnologia da Informação e Comunicação, bem como para análise dos planos e orientações acerca das iniciativas operacionais, e extraordinariamente, sempre que necessário.
O CGOVTIC buscará o alinhamento das ações ao disposto na Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC – JUD), do Plano Estratégico Institucional e aos desdobramentos estabelecidos no Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) para o sexênio 2021-2026.
Já o Comitê de Gestão cuidará das questões táticas e operacionais da Tecnologia da Informação da Justiça alagoana como envolver a alta administração nas decisões estratégicas que incidem sobre os serviços de TIC; aprovar planos táticos e operacionais junto a alta administração, disseminando a importância da área de TIC nos tribunais; monitorar a execução orçamentária e financeira de TIC; planejar, priorizar e monitorar as contratações de TIC; entre outros.
Composição CGOVTIC
I - Fernando Tourinho – desembargador coordenador;
II - Alexandre Lenine – juiz representante do Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris);
III - Anderson Santos – juiz representante da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Alagoas;
IV - Andre Luis Parizio – juiz representante do FERC;
V – Carlos Bruno Ramos, juiz representante da Almagis;
VI – Antonio Rafael Wanderley Casado, Juiz convocado;
VII – Alexandre Sodré Arruda, diretor-geral do TJAL;
VIII - Ewerton Protazio – secretário especial da Presidência;
IX - Filipe Lôbo Gomes, procurador-geral do Poder Judiciário;
X - José Baptista, diretor-adjunto de Tecnologia da Informação;
XI – Clovis Gomes Da Silva Correia, assessor-chefe da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário (APMP);
XII – Magno Vitório de Farias, membro responsável pelos sistemas de primeiro grau;
XIII – Luis Gustavo Peixoto, membro responsável pelos sistemas de segundo Grau.
Composição CGTIC
I - Fernando Tourinho, desembargador coordenador;
II - Antonio Rafael Wanderley Casado, juiz convocado;
III – José Baptista, diretor-adjunto de Tecnologia da Informação, responsável pela governança e gestão de TIC;
IV – Armando Gonçalves, chefe de Departamento de Conectividade, responsável pela segurança da informação;
V – Luis Gustavo Peixoto, chefe de Central de Sistemas, responsável pelas soluções e aplicações;
VI – Juliana Santos, chefe da Central de Suporte, Atendimento e Apoio ao Usuário, responsável pela infraestrutura e serviços.
VII – O responsável pelo sistema extrajudicial.
Desenvolvido por: DIATI - Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação do Poder Judiciário do Estado de Alagoas