A 16ª Vara Criminal de Maceió (Execuções Penais) realizou uma reunião com representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), para planejar a criação de um programa de extensão em que os alunos da Ufal atuem dentro do sistema penitenciário de Maceió.
A reunião virtual ocorreu nesta quarta-feira (3), com a participação do juiz Rafael Casado, titular da 16ª, e da professora Elaine Pimentel, diretora da Faculdade de Direito (FDA) da Ufal.
Casado afirma que a proposta é aproveitar a proximidade física entre Vara de Execuções, Universidade e sistema prisional, em um projeto que deve beneficiar tanto estudantes como a população carcerária.
“A intenção é fazer esse programa de extensão para que beneficie os detentos com os cursos em várias disciplinas, nas áreas de pedagogia, história, música, educação física e agronomia, por exemplo, o que ajudaria na ressocialização deles. Os estudantes iriam passar esse conhecimento e também aprender com a experiência”, explica o magistrado.
Para Elaine Pimentel, a interlocução de saberes de forma sistemática deve contribuir, “de um lado, para os processos de reintegração social de pessoas privadas de liberdade e, de outro, para a formação humana de estudantes das mais diversas áreas da Ufal”, conforme comento durante a primeira reunião sobre o assunto, em dezembro de 2020.
O juiz Rafael Casado espera concluir o planejamento e os trâmites burocráticos para que o projeto seja colocado em prática assim que a pandemia de Covid-19 esteja controlada.
Há ainda a proposta de ampliação do projeto em uma segunda etapa, quando deverá ser criado um escritório modelo ou um programa de estágios voluntários.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br
Desenvolvido por: DIATI - Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação do Poder Judiciário do Estado de Alagoas