Notícia

início>Notícia

Corregedoria - 14/01/2021 - 21:02:46
Tourinho se despede de juízes e servidores após dois anos na Corregedoria
Reunião virtual ocorreu na tarde desta quinta (14) e teve como destaque as principais ações realizadas pela CGJAL durante o biênio

Arte: Itawi Albuquerque Arte: Itawi Albuquerque

A última reunião com os servidores e magistrados foi realizada na tarde desta quinta-feira (14), dia que antecede a entrega do cargo de corregedor-geral da Justiça. E foi com sentimento de gratidão que o desembargador Fernando Tourinho iniciou o diálogo, afirmando que gostaria de cumprimentar a cada um com aperto de mão e abraço em um grande encontro na Escola Superior da Magistratura (Esmal), o que não foi possível em virtude da necessidade de distanciamento social no contexto atual.

Mesmo virtualmente, o corregedor direcionou as palavras a cada um dos que compuseram a Corregedoria Geral da Justiça no biênio 2019-2020, o que classificou como uma grande família, começando pelos juízes auxiliares, chefe de gabinete, secretária-geral, assim como aos demais coordenadores, servidores, estagiários e colaboradores de maneira geral.

“Do fundo do coração, quero agradecer a todos vocês pela dedicação e pelo trabalho desenvolvido ao longo desses dois anos. Vocês foram muito importantes para essa gestão. Eu nunca vi uma equipe tão unida, querida e que, com tanta garra, mostrou que era possível trabalhar para melhorar o nosso Poder Judiciário”, comentou Tourinho.

Ao destacar o legado deixado por todos os setores, Tourinho citou o exemplo deixado pela Ouvidoria, cujo trabalho exercido por três servidoras e o ouvidor Diógenes Tenório tem sido elogiado dentro e fora da instituição. “O ouvidor assimilou a proposta e fez um estupendo trabalho na Ouvidoria; a equipe desenvolveu um grande serviço nessa gestão e eu fiquei muito orgulhoso e feliz”, complementou.

“Fazer Corregedoria sem adotar como conduta uma posição autoritária é uma arte, porque os problemas aqui desafiam a nossa energia, toda hora, para a tomada de posições, mas nós rendemos aqui uma homenagem ao seu apreço, à sua consideração a todos os membros de sua equipe. As suas recomendações, sempre objetivas, concretas e práticas, fizeram com que nós assimilássemos o seu sentimento de como fazer as coisas e temos esse resultado do qual estamos desfrutando”, destacou o Ouvidor Diógenes Tenório. 

Tourinho também enalteceu as atividades desenvolvidas pelos juízes auxiliares, Antônio Rafael Casado, Lorena Sotto-Mayor e João Paulo Martins e José Eduardo Nobre Carlos – mesmo em um curto espaço de tempo, pelo empenho, dedicação e por terem “ajudado a administrar a Corregedoria”.

“Foi uma experiência extraordinária e, ao mesmo tempo, árdua em alguns momentos. Agradeço ao senhor, corregedor, porque eu não cresci somente profissionalmente, mas também como pessoa”, ressaltou a chefe de gabinete, Mariá Tenório.




A juíza Lorena Sotto-Mayor destacou os avanços alcançados no âmbito do Extrajudicial -  conquistas que beneficiam a sociedade alagoana. “Quero agradecer a todos os microssistemas que foram o setor do Extrajudicial. Nós desbravamos terras até então insondadas; e eu tenho muito orgulho do legado que ficou. Quero agradecer também ao João Paulo e Rafael. Eu comecei chamando os dois de amigos e termino chamando-os de irmãos – o que reflete um sentimento de fraternidade sincero que tenho por ambos”. 

A magistrada também agradeceu ao corregedor. “O senhor é uma figura muito excepcional na vida em geral, na vida pública, e é um aprendizado muito intenso, muitas vezes sofrido, mas também regozijante e muito enriquecedor. Eu posso dizer que mudei bastante e isso, em grande parte, se deve ao senhor”.

Responsáveis pela área Judicial da Corregedoria, os juízes João Paulo Martins e Antônio Rafael Casado também discursaram.

“A gente deve fazer uma reflexão, ao final de cada ciclo, sobre nossas contribuições. Mas meu sentimento hoje é somente de gratidão a todos da Corregedoria. Gratidão ao desembargador Fernando pela confiança, por ter me chamado, pelo exemplo de ser. É uma pessoa que orienta, que ouve, e traz um exemplo de decência, de integridade, e de alguém que quer realizar as coisas pelo trabalho e não pelo caminho mais curto”, ratificou o juiz João Paulo Martins.

“Foi uma experiência nova, diferente, uma oportunidade de muito aprendizado em minha vida. Eu diria que é um trabalho árduo, espinhoso, mas que foi facilitado por essa convivência, por esse espírito de equipe. O senhor conquistou o respeito de todos os servidores da Corregedoria, pode ter certeza disso, pelos seus atos diários de preocupação de uma melhor estrutura; isso é algo que levaremos em nossa memória”, disse o juiz Antônio Rafael Casado.

A gestão do corregedor Fernando Tourinho foi pautada em diálogo e planejamento estratégico, dentro e fora da Corregedoria, com dinamização de atividades e impulsionamento de procedimentos nos âmbitos judicial e extrajudicial. Junto ao legado deixado pela administração ficam eternizados três grandes projetos: o Código de Normas Judiciais, a Consolidação Normativa Notarial e Registral (CNNR) e o Regimento Interno (que disciplina as atividades que competem à Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas).


Niel Antônio - Ascom CGJ/AL
imprensacgj@tjal.jus.br - (82) 4009-3826 | (82) 99104-9842


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.