Visando identificar o grau de satisfação dos servidores com o ambiente de trabalho, a Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário (APMP) realiza a Pesquisa de Clima Organizacional 2020. O questionário foi disponibilizado nessa terça-feira (3) e segue até o dia 4 de dezembro. Clique aqui e responda.
A pesquisa de clima organizacional também ajudará o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) a identificar possíveis causas de insatisfações dos colaboradores e, a partir dos resultados obtidos, buscar a implementação de condições que propiciem uma maior satisfação no ambiente de trabalho.
De acordo com o servidor Amós Henrique Alves, da APMP, é através da pesquisa que é possível verificar o ânimo dos colaboradores, considerando os pontos positivos, que podem ser mantidos, e os de melhoria, de modo que se possa ter um entendimento de quais são os obstáculos para que a atuação seja a melhor possível.
"Um dos grandes desafios de toda organização na atualidade é a manutenção de um ambiente potencializador do ativo humano. Assim, avaliar a organização sem considerar a importância da integração entre estas partes fundamentais (as pessoas) é desconsiderar o fator mais relevante aos resultados estratégicos de uma organização", ressalta Amós.
O servidor também destaca a importância da participação dos colaboradores. "O interessante é que haja a participação maciça dos servidores de forma voluntária, pois quanto mais o servidor se manifesta, mais pode o Poder Judiciário conhecer os anseios do seu capital humano e vir a atuar nos problemas existentes".
A consulta anual está prevista na resolução nº 02/2013 do TJAL. Os resultados serão enviados ao Comitê de Gestão Estratégica do Tribunal.
Winícius Correia - Dicom TJAL