O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) foi considerado "aprimorado" no Diagnóstico de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-Jud 2020), realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O resultado foi divulgado na quarta-feira (30).
A pesquisa tem como objetivo medir o desenvolvimento da governança, gestão e infraestrutura de TI dos 92 tribunais do país. Na avaliação, as notas vão de zero a um e trazem quatro níveis de maturidade: baixo, satisfatório, aprimorado e excelência. Em 2020, a corte alagoana atingiu 0,82 de pontuação, saltando do grau satisfatório para o aprimorado, figurando na 11ª colocação entre os 27 TJs.
O diretor de tecnologia da Corte, José Baptista Neto, ressalta a importância desse avanço. "É algo bastante significativo, sobretudo para um Tribunal que possui todo o seu acervo de processos em formato digital, mesmo em realidade orçamentária tão limitada, se comparado com os demais. Algo que enaltece ainda mais essa conquista", salienta.
Ele atribui o bom resultado ao sucesso das ações institucionais do TJAL na área. "Inúmeros aspectos foram avaliados, mas acreditamos que a implantação da politica de qualidade no Tribunal, com o auxílio da APMP e a Governança do Comitê Gestor de Tecnologia foram fundamentais para que houvesse esse destaque", pontua.
Os diagnósticos são realizados a partir de questionários e outros procedimentos de acompanhamento que permitem realizar o levantamento de informações relacionadas à evolução dos viabilizadores de governança de tecnologia da informação e comunicação nos órgãos do Poder Judiciário.
A pesquisa ocorre em cumprimento à Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (ENTIC-JUD), estabelecida pelo CNJ por meio da Resolução nº 211/2015 para o período de 2015/2020.
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