Juiz Josemir Pereira, titular da 4ª Vara Criminal de Maceió. Foto: Caio Loureiro.
Durante o ano de 2019, a 4ª Vara Criminal de Maceió teve 344 processos julgados e 344 processos baixados, maiores números entre todas as unidades criminais da Capital que alcançaram o Padrão Excelência no programa Juízo Proativo. Os números foram apurados pela Divisão de Estatísticas do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).
Segundo o titular da unidade, juiz Josemir Pereira de Souza, o trabalho em equipe com os servidores, Ministério Público e Defensoria foi fundamental para alcançar o resultado. “A equipe é comprometida com o serviço, está disposta a colaborar. E o reconhecimento é um estímulo”, frisou.
Para o magistrado, os resultados traduzem-se em uma imagem positiva da Justiça para a sociedade. “Quanto mais processos julgados, entendo que a sociedade veja como uma resposta aos crimes do dia a dia, que estão em alta”. O juiz também elogiou o auxílio da Secretaria de Processamento Unificado (SPU), que com o serviço mais célere contribuiu para melhores resultados.
Com 125 casos novos, a unidade alcançou 275% de taxa de produtividade, que mostra a relação entre processos entrados e julgados. O índice de atendimento à demanda, que refere-se a processos novos e os baixados, também foi de 275%.
A pontuação geral da Vara no Juízo Proativo foi de 103,75. O levantamento é feito pela Divisão de Estatísticas da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário (APMP). Ainda não há data definida para a solenidade de premiação.
Thaynara Monteiro - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240
Desenvolvido por: DIATI - Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação do Poder Judiciário do Estado de Alagoas