A Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas conduziu a primeira reunião do Comitê de Gestão Estratégica em 2020, nesta quarta-feira (15). O presidente Tutmés Airan destacou que o encontro revelou uma importante radiografia do Judiciário.
A reunião discutiu um diagnóstico sobre o andamento do plano estratégico da Justiça, a estratégia 2020, os números do Tribunal em 2019, o Prêmio CNJ de qualidade, o resultado da pesquisa de clima organizacional, o resultado preliminar da pesquisa de satisfação com os jurisdicionados, e o processo de auditoria externa do ISO 9001.
“Estamos avançando muito em alguns aspectos, e há ainda muitos pontos a serem superados”, concluiu Tutmés Airan. “A reunião aparelhou a gente, nos armando para fazer o enfrentamento. Chamaremos cada responsável, traçaremos novas políticas e cobraremos melhor, porque isso tem a ver com gestão”
O desembargador citou como exemplo a questão dos erros em cadastramento de processos. “É algo que tem impactado muito nos nossos números. O servidor precisa consertar isso, mediante um trabalho de cobrança pelos juízes, que são os gestores das varas”
A “radiografia” foi apresentada por servidores da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário, sob a liderança do assessor-chefe, Clóvis Gomes. “A gente faz um diagnóstico, apresenta ideias e o caminho que o Tribunal deve seguir para atender requisitos que o Conselho Nacional de Justiça estabelece para os tribunais do País”, disse Clóvis.
Pesquisa de Satisfação
A estatística Inara Françoyse, da APMP, apresentou os resultados iniciais da pesquisa de satisfação quanto ao serviço prestado pelo Judiciário, realizada com advogados, pessoas envolvidas em processos judiciais e estudantes. Apenas as questões objetivas foram analisadas; as respostas das questões abertas ainda serão estudadas.
“Os resultados das perguntas objetivas sobre presteza no atendimento, infraestrutura, julgamento dos processos, a maioria foi positiva. Mas o foco da gente vai ser justamente nos comentários, que é ali que as pessoas deixam as principais necessidades delas”, explicou Inara.
Clima organizacional
O resultado da pesquisa de clima organizacional, que aferiu a satisfação interna dos servidores quanto ao trabalho na instituição, foi apresentado pelo administrador Amós Araújo, também da APMP.
“A nossa pesquisa abordou cerca de 550 pessoas, mais de 20% do corpo funcional do Poder Judiciário de Alagoas”, destacou Amós. “A ideia é fazer um aparato de todas as necessidades que os servidores apontam e entregar isso para a gestão para que possa atuar especificamente nos problemas, para que não atue sem direcionamento”.
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