Notícia

início>Notícia

Geral - 15/01/2020 - 13:29:13
TJ avalia números de 2019 e planejamento estratégico para 2020
Para o presidente Tutmés Airan, primeira reunião do Comitê de Gestão Estratégico aparelhou Presidência superar dificuldades

Presidente Tutmés Airan conduz reunião do Comitê de Gestão Estratégica. Presidente Tutmés Airan conduz reunião do Comitê de Gestão Estratégica. Foto: Isaac Neves.
Judiciário de Alagoas discute planejamento estratégico para 2020

A Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas conduziu a primeira reunião do Comitê de Gestão Estratégica em 2020, nesta quarta-feira (15). O presidente Tutmés Airan destacou que o encontro revelou uma importante radiografia do Judiciário.

A reunião discutiu um diagnóstico sobre o andamento do plano estratégico da Justiça, a estratégia 2020, os números do Tribunal em 2019, o Prêmio CNJ de qualidade, o resultado da pesquisa de clima organizacional, o resultado preliminar da pesquisa de satisfação com os jurisdicionados, e o processo de auditoria externa do ISO 9001.

“Estamos avançando muito em alguns aspectos, e há ainda muitos pontos a serem superados”, concluiu Tutmés Airan. “A reunião aparelhou a gente, nos armando para fazer o enfrentamento. Chamaremos cada responsável, traçaremos novas políticas e cobraremos melhor, porque isso tem a ver com gestão”

O desembargador citou como exemplo a questão dos erros em cadastramento de processos. “É algo que tem impactado muito nos nossos números. O servidor precisa consertar isso, mediante um trabalho de cobrança pelos juízes, que são os gestores das varas”

A “radiografia” foi apresentada por servidores da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário, sob a liderança do assessor-chefe, Clóvis Gomes. “A gente faz um diagnóstico, apresenta ideias e o caminho que o Tribunal deve seguir para atender requisitos que o Conselho Nacional de Justiça estabelece para os tribunais do País”, disse Clóvis.

Pesquisa de Satisfação

A estatística Inara Françoyse, da APMP, apresentou os resultados iniciais da pesquisa de satisfação quanto ao serviço prestado pelo Judiciário, realizada com advogados, pessoas envolvidas em processos judiciais e estudantes. Apenas as questões objetivas foram analisadas; as respostas das questões abertas ainda serão estudadas.

“Os resultados das perguntas objetivas sobre presteza no atendimento, infraestrutura, julgamento dos processos, a maioria foi positiva. Mas o foco da gente vai ser justamente nos comentários, que é ali que as pessoas deixam as principais necessidades delas”, explicou Inara.

Clima organizacional

O resultado da pesquisa de clima organizacional, que aferiu a satisfação interna dos servidores quanto ao trabalho na instituição, foi apresentado pelo administrador Amós Araújo, também da APMP.

“A nossa pesquisa abordou cerca de 550 pessoas, mais de 20% do corpo funcional do Poder Judiciário de Alagoas”, destacou Amós. “A ideia é fazer um aparato de todas as necessidades que os servidores apontam e entregar isso para a gestão para que possa atuar especificamente nos problemas, para que não atue sem direcionamento”.


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.