Equipe do Selo Digital elencou as prioridades para o segundo semestre. Foto: Itawi Albuquerque
O corregedor Fernando Tourinho deu continuidade às reuniões com os setores da Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJ/AL) e, nesta quarta-feira (10), dialogou com a equipe da Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati), responsável pela implantação do Selo Digital no Estado, e Ouvidoria Judiciária.
Durante as reuniões, as equipes apresentaram um balanço do que já foi realizado, discutiram sobre as dificuldades que tiveram durante o primeiro semestre e elencaram prioridades para a segunda etapa.
No âmbito de tecnologia, a expectativa é que os cartórios extrajudiciais de Maceió recebam o Selo Digital até o final de julho e que a implantação em todo o Estado ocorra até dezembro de 2019.
O Selo Digital é uma das prioridades do corregedor Fernando Tourinho e, desde o semestre passado, a Corregedoria tem trabalhado junto à Escola Superior da Magistratura (Esmal) para capacitar os oficiais de cartórios ao uso da ferramenta.
A tecnologia começou a ser implantada em março de 2019, por meio de um sistema desenvolvido pela Diati, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), e permite que o histórico do ato notarial seja acessado em qualquer lugar do mundo por meio do código QR.
Ouvidoria Judiciária
Na oportunidade, o corregedor ratificou a importância da Ouvidoria Judiciária, órgão que tem buscado agilizar procedimentos. “A nossa Ouvidoria é a caixa de entrada das demandas para a Corregedoria e ela pode diminuir, e muito, os serviços, porque ela recebe os pedidos de providências e tenta resolver, de forma amigável, com os juízes do Estado”, disse.
Ainda segundo o corregedor, a Ouvidoria já apresenta mais de 70% de resultados positivos. “O ouvidor já apresentou propostas e vai trabalhar neste segundo semestre contando com o apoio do corregedor na solução das demandas”, concluiu.
Ouvidor Diógenes Tenório dialoga com o corregedor e servidoras da Ouvidoria. Foto: Itawi Albuquerque
Niel Antonio - Ascom CGJ/AL
imprensacgj@tjal.jus.br - (82) 4009-7167
Desenvolvido por: DIATI - Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação do Poder Judiciário do Estado de Alagoas