Dados foram apresentados pelos consultores Jennifer Mariano e Renan Sinachi. Foto: Maikel Marques
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) realizou, nesta terça-feira (18), videoconferência com representantes da empresa Leme Consultoria para apresentar a avaliação de desempenho e competências para gestores e servidores do Poder Judiciário. A coleta da avaliação foi realizada entre 15 de abril a 31 de maio deste ano.
“A partir desta avaliação nós fizemos uma análise qualiquantitativa para a identificação de potencialidades, fragilidades e pontos de estabilização organizacional. Com esse resultado, o TJAL poderá inovar desde as práticas de educação corporativa até as políticas de gestão de pessoas perpassando por remuneração, gestão do desempenho e performance, e hoje nessa apresentação faremos um resumo desses dados e dessas análises”, explicou Renan Sinachi, consultor da empresa.
Para o presidente Tutmés Airan, o servidor precisa estar motivado, qualificado e precisa ser conhecido em profundidade pelo Judiciário. “Cada servidor foi avaliado a partir de um questionário construído pela empresa indutora desse processo, por eles mesmos e por seus chefes. Nós vamos analisar esse material para termos uma exata compreensão da qualidade e dos defeitos do nosso corpo de servidores e aí traçar os nossos caminhos”, explicou.
De acordo com o desembargador, o próximo passo é avaliar o quantitativo de servidores e as carências nos setores e unidades judiciárias. “Precisamos saber onde é que tem servidor eventualmente em excesso e onde é que tem eventualmente em falta para poder fazer o calibre, e se for o caso, redistribuir a nossa força de trabalho. Esperamos que todo esse esforço se traduza numa melhor prestação jurisdicional possível e é isso que nos move, é o motivo do nosso investimento nessa área”, informou.

Presidente Tutmés Airan explicou que o próximo passo será avaliar o quantitativo de servidores e as carências nos setores. Foto: Maikel Marques
Desde 2016, o programa de Gestão por Competências, coordenado pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DAGP), vem levantando dados para um inventário comportamental. O servidor Cleiton Falcão explicou que após a entrega dos resultados da avaliação de desempenhos, será iniciada a etapa do feedback, a qual os gestores e os servidores vão definir juntos o que é preciso ser melhorado até a próxima avaliação.
Ainda segundo Cleiton Falcão, os dados apresentados pela empresa também serão importantes para planejamento de capacitações ofertadas pelo Judiciário aos seus servidores. “Vamos poder usar todos os resultados para poder tomar decisão acerca da gestão de pessoas, isso envolve desde treinamento de pessoal, definição de temas de cursos e necessidades de treinamentos, até mesmo a lotação de pessoal. Então tem uma infinidade de política de gestão de pessoas que pode ser desenvolvidas com base nos indicadores que foram levantados com a avaliação de desempenho”, esclareceu.
Robertta Farias – Dicom TJAL
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