O Tribunal de Justiça de Alagoas discutiu com o Centro Universitário Tiradentes (Unit) e a Defensoria Pública do Estado o aperfeiçoamento das parcerias atuais e o desenvolvimento de novas atividades voltadas à conciliação na área de família, especialmente em casos que também envolvem violência doméstica contra a mulher.
Pelo Tribunal, participaram do encontro o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e a Coordenadoria Estadual da Mulher. Um dos assuntos foi o planejamento para a Semana da Justiça pela Paz em Casa, que terá mais uma edição entre 26 e 30 de novembro.
“Fizemos uma avaliação do que já foi feito, planejamos as ações da Semana e para o ano que vem. Também estamos aperfeiçoando nossas parcerias, porque precisamos delas para trazer profissionais que o Tribunal não tem, que nos ajudam inclusive em assuntos que não conhecemos”, relatou o juiz José Miranda, coordenador dos Centros Judiciários de Solução de Conflito e Cidadania (Cejusc) do estado.
Miranda explica que a Unit já atua junto ao Tribunal no Cejusc do Juizado da Mulher e no do Fórum da Capital, mas deve aprofundar a colaboração na área de justiça restaurativa e constelação familiar. Para a coordenadora do Núcleo de Prática Jurídicas da Unit, Rita Regis, a parceria ajuda universidade a formar profissionais mais sensíveis.
“A participação do nosso aluno visa um ensino voltado à humanização e a cultura de paz, que o operador de direito precisa ter em relação às pessoas envolvidas no litígio. Com o projeto Filhos de Maria, vamos ampliar a parceria para os cursos da área da saúde, para um atendimento multidisciplinar das mulheres vítimas de violência doméstica”, afirmou Rita.
Também participaram da reunião, no Juizado de Violência Doméstica de Maceió, as juízas Carolina Valões e Juliana Batistela, integrantes to Nupemec.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240
Desenvolvido por: DIATI - Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação do Poder Judiciário do Estado de Alagoas