Notícia

início>Notícia

Geral - 31/08/2017 - 13:54:35
Comissão Ambiental do TJAL discute estratégia para redução de uso de copos descartáveis
Bonificação de servidor que se destacar pela economia de recursos também foi tema de reunião presidida pelo juiz José Cavalcanti Manso Neto

Comissão de Meio Ambiente se reuniu na Assessoria de Planejamento do TJ, nesta quinta-feira Comissão de Meio Ambiente se reuniu na Assessoria de Planejamento do TJ, nesta quinta-feira /Fotos: Caio Loureiro

A redução do consumo de copos descartáveis e a implantação do programa de reconhecimento de servidores e magistrados que se destacarem pelo controle de gastos em suas unidades de trabalho foram dois dos assuntos discutidos, nesta quinta-feira, durante reunião dos integrantes da Comissão Ambiental do Judiciário de Alagoas.

“Quaisquer ações que visem à redução dos impactos ambientais são necessárias e sempre muito bem-vindas”, observou o juiz José Cavalcante Manso Neto, presidente da Comissão Ambiental do TJ/AL. Na unidade sob responsabilidade do magistrado, os servidores têm seus próprios copos para consumo de água e café.


Juiz José Cavalcanti Manso Neto preside Comissão Ambiental do TJ

“Os colegas compreenderam que era necessário mudar alguns dos hábitos de consumo. Então, mudamos. Cada um passou a trazer seu copo ou sua caneca de casa. Assim, contribuímos para a preservação do meio ambiente”, comentou o servidor Cícero Barros, escrivão da 13ª Vara Criminal da Capital (Auditoria Militar).

Proposta de servidor do Patrimônio

A proposta de redução gradual do uso/consumo de copos descartáveis em todo o Poder Judiciário é do servidor Expedito Quintela, do Setor de Patrimônio. Com base em dados do consumo de copos, ele acredita ser necessário incentivar a constante ingestão do líquido utilizando utensílios que não sejam descartáveis.


Servidor Expedito Quintela propôs a redução do consumo de copos descartáveis

“É possível economizar recursos com a redução do consumo de copos descartáveis”, sugeriu.  Para a servidora Mirela dos Santos, da Secretaria Especial da Presidência, a “educação de cada servidor” é a melhor estratégia a ser adotada para projetos como o de redução do uso/consumo de copos descartáveis no TJ/AL.

Os detalhes de como será a redução do consumo de copos descartáveis em todas as unidades do judiciário serão definidos na próxima reunião da Comissão, dia 14 de setembro, segundo explicou o gestor de projetos do TJ,  Alexandre Caiado, que atua no Núcleo Socioambiental da Assessoria de Planejamento e Modernização (APMP).

Redução do número de impressões

A diminuição do número de impressões foi outro assunto debatido durante a reunião. Na Secretaria Especial da Presidência do TJ, por exemplo, os servidores só imprimem o necessário. “A orientação é imprimir apenas o necessário”, informou Ednilda Lessa, secretária especial da Presidência do TJ/AL.

O diretor-geral Alexandre Sodré e o diretor Administrativo Leandro Fontes debateram a melhor maneira de incrementar o serviço de pesagem dos resíduos sólidos trazidos à sede do TJ por magistrados e servidores, em cumprimento a uma resolução aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Os integrantes da Comissão também discutiram a possível ampliação do projeto de Coleta Seletiva para o Fórum da Capital, Escola da Magistratura (Esmal), Corregedoria da Justiça e Fórum de Arapiraca. 


Maikel Marques – Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br / 4009.3240/3141


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.