A redução do consumo de copos descartáveis e a implantação do programa de reconhecimento de servidores e magistrados que se destacarem pelo controle de gastos em suas unidades de trabalho foram dois dos assuntos discutidos, nesta quinta-feira, durante reunião dos integrantes da Comissão Ambiental do Judiciário de Alagoas.
“Quaisquer ações que visem à redução dos impactos ambientais são necessárias e sempre muito bem-vindas”, observou o juiz José Cavalcante Manso Neto, presidente da Comissão Ambiental do TJ/AL. Na unidade sob responsabilidade do magistrado, os servidores têm seus próprios copos para consumo de água e café.
“Os colegas compreenderam que era necessário mudar alguns dos hábitos de consumo. Então, mudamos. Cada um passou a trazer seu copo ou sua caneca de casa. Assim, contribuímos para a preservação do meio ambiente”, comentou o servidor Cícero Barros, escrivão da 13ª Vara Criminal da Capital (Auditoria Militar).
Proposta de servidor do Patrimônio
A proposta de redução gradual do uso/consumo de copos descartáveis em todo o Poder Judiciário é do servidor Expedito Quintela, do Setor de Patrimônio. Com base em dados do consumo de copos, ele acredita ser necessário incentivar a constante ingestão do líquido utilizando utensílios que não sejam descartáveis.
“É possível economizar recursos com a redução do consumo de copos descartáveis”, sugeriu. Para a servidora Mirela dos Santos, da Secretaria Especial da Presidência, a “educação de cada servidor” é a melhor estratégia a ser adotada para projetos como o de redução do uso/consumo de copos descartáveis no TJ/AL.
Os detalhes de como será a redução do consumo de copos descartáveis em todas as unidades do judiciário serão definidos na próxima reunião da Comissão, dia 14 de setembro, segundo explicou o gestor de projetos do TJ, Alexandre Caiado, que atua no Núcleo Socioambiental da Assessoria de Planejamento e Modernização (APMP).
Redução do número de impressões
A diminuição do número de impressões foi outro assunto debatido durante a reunião. Na Secretaria Especial da Presidência do TJ, por exemplo, os servidores só imprimem o necessário. “A orientação é imprimir apenas o necessário”, informou Ednilda Lessa, secretária especial da Presidência do TJ/AL.
O diretor-geral Alexandre Sodré e o diretor Administrativo Leandro Fontes debateram a melhor maneira de incrementar o serviço de pesagem dos resíduos sólidos trazidos à sede do TJ por magistrados e servidores, em cumprimento a uma resolução aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Os integrantes da Comissão também discutiram a possível ampliação do projeto de Coleta Seletiva para o Fórum da Capital, Escola da Magistratura (Esmal), Corregedoria da Justiça e Fórum de Arapiraca.
Maikel Marques – Dicom TJAL
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