Notícia

início>Notícia

Geral - 31/05/2017 - 17:06:56
Servidores vão mapear atribuições e competências técnicas de suas unidades
Ação faz parte do Programa de Gestão de Competências que será implementado pelo TJ/AL; objetivo é identificar as aptidões dos servidores e contribuir com a melhora dos serviços

Participaram do treinamento sogre Gestão de Competências servidores do 1º e do 2º Graus Participaram do treinamento sogre Gestão de Competências servidores do 1º e do 2º Graus / Foto: Caio Loureiro

    O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) finalizou, nesta quarta-feira (31), mais uma etapa do Programa de Gestão de Competências, que tem como objetivo mapear as aptidões dos servidores do Judiciário. Cento e vinte e três servidores do TJ/AL e de unidades da capital e do interior participaram dessa fase do programa, que deve ser implementado até fevereiro do ano que vem.

    Os participantes foram capacitados para fazer o mapeamento de seus setores de trabalho, informando os serviços prestados, as atribuições e as competências técnicas necessárias para a execução das atividades. De 19 a 21 de junho, o consultor Thiago Evangelista, da empresa Leme Consultoria, estará disponível para tirar dúvidas. A validação do mapeamento está prevista para o período de 12 de julho a 4 de agosto.

    “Gestão por competências é um processo para conduzir as pessoas a atingirem as metas e os objetivos da organização através de suas competências técnicas e comportamentais”, explicou Thiago Evangelista. Ainda segundo o consultor, muitas instituições dizem quais as metas que precisam ser alcançadas, mas não preparam seus funcionários. “Isso acaba promovendo um distanciamento entre o que foi planejado e aquilo que realmente foi executado”, destacou.

    Um dos participantes do treinamento foi o coordenador do Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris), Cleógenes Rizzo. Para ele, o programa é importante por focar nas competências dos profissionais. “O conhecimento e o talento de cada um passam a ter um destaque maior na administração”, destacou.

    De acordo com o analista judiciário Cleiton Falcão, da Diretoria de Gestão de Pessoas do TJ/AL, as informações levantadas com a identificação das competências de cada servidor serão utilizadas pela Escola da Magistratura (Esmal) para realizar o planejamento das capacitações de forma mais assertiva. “O foco será na competência que precisa ser desenvolvida em cada servidor visando ao alcance dos objetivos do Tribunal. Saberemos também com exatidão o número de servidores que precisarão de capacitação em determinada matéria, como Direito de Família, SAJ ou Relacionamento Interpessoal, por exemplo. Os treinamentos serão mais direcionados”, avaliou.

Diego Silveira - Dicom TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.